Como transferir imóvel de pai para filho?

image description

As pessoas acabam acumulando bens ao longo de sua vida e, quando tem filhos, querem assegurar o futuro daqueles que amam. Por isso, dúvidas acerca de transferência de propriedades são comuns no direito imobiliário e também familiar.

O pai que deseja transferir um imóvel para o nome do filho deve fazê-lo por meio de doação. O processo deve ser realizado via escritura de doação emitida por Cartório de Notas e validada no Cartório de Registros de Imóveis no qual o bem possui matrícula.

O indivíduo deverá arcar com os custos cartoriais e impostos de doação.

Caso o filho seja casado e você queira proteger a propriedade do cônjuge se houver separação parcial ou total de bens, também há como. Basta que o documento tenha uma cláusula adicional sobre incomunicabilidade

Para evitar conflitos na família ou realizar a transferência de forma simples, o ideal é contar com um advogado especialista. Ele avaliará a situação e dará as orientações adequadas, evitando possíveis problemas,

Precisa de mais alguma orientação sobre este tema? Deixe o seu comentário ou entre em contato com o nosso time de especialistas, será um prazer orientá-lo! Fale conosco através dos telefones (11) 3032-2020/ 3032-2293 / 3032-2297 / 3032-2796 ou pelo Whatsapp.

Deixe comentário