É ainda muito comum que as pessoas que queiram solicitar a Nacionalidade Portuguesa e não saibam onde procurar as certidões de seus parentes. Sabia que no seu próprio RG pode ter um dado extremamente importante? No verso do documento consta os dados de cartório, livro, termo e folha e talvez uma das informações mais importante, a conversa com pessoas mais velhas da sua família.
Além disso, é relevante saber o tipo de certidão que precisa. Existem diversos tipos para se pedir a Cidadania Portuguesa.
Os cartórios brasileiros podem emitir três tipos de certidões:
- Certidão em breve relato: é a certidão mais simplificada de todas. Ela serve para a emissão da 1° via de documentos no Brasil, com informações básicas. Porém, quando se trata em nacionalidade portuguesa, ela NÃO é aceita. Neste caso, não é preciso solicitar neste formato.
- Certidão de inteiro teor da forma reprográfica: é uma cópia (xerox) do livro de registro. Esse formato de certidão é muito importante pois nela constam todas as informações e também as assinaturas de quem compareceu no cartório no dia.
Para os processos de atribuição de Nacionalidade, a certidão de nascimento dos descendentes dos portugueses necessita estar na forma reprográfica.
- Certidão inteiro teor digitada: É uma certidão que é muito usada para facilitar a leitura das certidões reprográficas quando são letras manuscritas de difícil leitura. Essa certidão é usada para esclarecer letra ilegíveis e para instruir processos de transcrição de casamento e aquisição pelo casamento.
Qual é a validade das certidões?
As certidões de nascimento e casamento não possuem validade em lei. Há um consenso de que as certidões para serem válidas necessitam ter até 6 meses desde a sua expedição. Todas as certidões brasileiras para terem validade em Portugal precisam ser Apostilas.
Quais os passos para localizar uma certidão?
Para iniciar as buscas em Portugal, é importante realizar as pesquisas no Brasil, verificando os rastros que os portugueses deixaram. É relevante saber por qual porto chegaram no país, a cidade que se instalaram, onde se casaram e onde faleceram.
O arquivo nacional do Rio de Janeiro e o Memorial do Imigrante em São Paulo são fontes importantíssimas para informações sobre a chegada dos portugueses. Com alguma sorte, os guias de informações possam estar completos e fornecer dados suficientes para localizar em Portugal a certidão de nascimento.
Se nada for apurado, convém investir na busca com a ajuda de um profissional especializado em pesquisas de certidões em Portugal.
Depois de se obter o nome do distrito e do conselho, a busca pela freguesia já se torna mais simples, mesmo se tratando de conselhos com várias freguesias.
Dúvidas sobre Cidadania Portuguesa? Deixe o seu comentário ou entre em contato com o nosso time de especialistas, será um prazer orientá-lo!
Fale conosco através dos telefones (11) 3032-2020/ 3032-2293 / 3032-2297 / 3032-2796 ou pelo WhatsApp encurtador.com.br/tIX24.