Na cidade de Haia, na Holanda, foi realizado em 1961, um encontro de líderes de diversos países com o objetivo de fazer um acordo de direito internacional para facilitar as transações comerciais e jurídicas entre eles.
Anos mais tarde, Portugal aderiu ao tratado. E somente 50 anos depois é que o Apostilamento no Brasil se tornou realidade.
A Apostila é um certificado para que o documento tenha validade internacional. Antes do Apostilamento ser aceito no Brasil, as legalizações eram feitas pelo Consulado. Ou seja, se você quisesse enviar um documento para Portugal, era necessário legalizá-lo no Consulado Português no Brasil. Isso acontecia com todos os outros países.
Depois que o Apostilamento passou a ser aceito no Brasil, a competência para a legalização dos documentos é de responsabilidade dos cartórios de registro civil. Os valores podem variar de Estado para Estado.
Um aspecto importante do Apostilamento é a necessidade do reconhecimento de firma do escrevente que expediu o documento brasileiro, para que seja possível o apostilamento.
A Apostila é uma folha colada no documento como na imagem abaixo:
Da mesma maneira que um documento brasileiro precisa ser apostilado para ter validade em Portugal, o documento português para valer no Brasil, também precisa ser apostilados.
Dúvidas sobre Cidadania Portuguesa? Deixe o seu comentário ou entre em contato com o nosso time de especialistas, será um prazer orientá-lo!
Fale conosco através dos telefones (11) 3032-2020/ 3032-2293 / 3032-2297 / 3032-2796 ou pelo Whatsapp encurtador.com.br/tIX24.