Blog

O que é necessário para entrar com uma ação trabalhista?

Quem é prejudicado em seu ambiente de trabalho possui fundamento legal para perseguir os seus direitos. Situações como essa ocorrem diariamente e devem ser destacadas para que sejam combatidas.

O meio de buscar o ressarcimento por uma irregularidade relacionada ao trabalho é chamada de ação trabalhista. Pode envolver casos de assédio (moral, físico ou sexual), não cumprimento da legislação e falta ou atraso de pagamentos, por exemplo. A lista é extensa. 

Para que o seu pedido seja aceito, é essencial apresentar documentos pessoais e provas dos direitos que tenham sido desrespeitados. Valem como provas, perícias técnicas e nomes de testemunhas capazes de contribuir para sua alegação, documentos, e-mails e até conversas de aplicativos, como Whatsapp.

Como a maior parte dos profissionais que recorrem à ação costumam estar desempregados e não têm meios de arcar com as custos do processo, é necessário assinar uma declaração de hipossuficiência. Ela prevê a parcial dispensa no custeio das despesas processuais, porém não é a única prova necessária para isso. Mesmo com esse fator, contar com a presença de um especialista é indispensável, devido à complexidade da legislação. 

Assim, para que a ação seja apresentada e acolhida pelo órgão responsável, é necessário coletar informações que deem sustentação àquilo que está sendo reclamado. 

Precisa de mais alguma orientação sobre este tema? Deixe o seu comentário ou entre em contato com o nosso time de especialistas, será um prazer orientá-lo! Fale conosco através dos telefones (11) 3032-2020/ 3032-2293 / 3032-2297 / 3032-2796 ou pelo Whatsapp.

Compartilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat