Blog

É descendente de Português? Saiba como conseguir a sua Cidadania Portuguesa.

Antes de tudo, é importante saber se você realmente é descendente de português. O sobrenome muitas vezes revela essa ligação, mas ela pode ser muito distante e não garantir nada sobre sua Cidadania Portuguesa. Além disso, a nacionalidade só é garantida de forma efetiva para filhos e netos de portugueses, então é preciso pensar bem e consultar algumas estratégias para saber como conseguir essa cidadania.

 

Obter a Cidadania Portuguesa e, com isso, poder ter acesso a vários benefícios de um passaporte europeu, é um trabalho difícil, que exige paciência, pesquisa e empenho. Por isso é tão indicado a presença de um advogado nesse processo de nacionalização.

 

Existem algumas formas de saber quem é ou não descendente direto de português. Uma delas é fazendo uma pesquisa com familiares e amigos próximos à família. Normalmente, os avós são as pessoas mais indicadas, porque conhecem bem os antepassados e podem dar informações mais precisas.

 

Além disso, é possível buscar essa informação em cartório, em grupos de redes sociais, como o Facebook, onde com certeza há uma gama de pessoas com Cidadania Portuguesa e que já conseguiram essa nacionalidade por meio da descendência. Alguns sites também ajudam na busca de imigrante, o que consequentemente pode ajudar também na descoberta da descendência. Da mesma forma acontece com o Museu da Imigração do Estado de São Paulo. 

 

> Árvore genealógica

 

A árvore genealógica também é um mecanismo muito importante para redescobrir as origens e saber se a sua descendência portuguesa é próxima ou se está mais distante e, por isso, requer um pouco mais de trabalho para conseguir a nacionalidade. Alguns sites ajudam a construir a árvore, preenchendo as informações da família, como nome dos pais, avós, bisavós, etc.. Reúna todos os dados da família para contribuir nessa construção.

 

Qualquer documento que esteja ligado aos familiares antepassados podem ajudar, entre eles certidões de nascimento, casamento ou até mesmo de óbito. Isso pode ajudar a descobrir a descendência e o grau dela.

 

No então, antes de montar a árvore, especifique se a linhagem será paterna ou materna, para não confundir os laços. O mais recomendado é começar com apenas uma só linhagem, para não deixar a árvore tão grande e confusa. Quanto mais pessoas forem incluídas na árvore, mais informações e dados. Então comece por você e vá subindo na ordem de hierarquia. Use nomes, datas de nascimento e informe se nasceram no Brasil ou em Portugal.

 

Detalhe a árvore o máximo possível e em caso de dúvidas, procure um advogado que possa orientar em como fazer o procedimento e como é possível iniciar a construção da árvore. Não dispense essa assistência para facilitar o processo de nacionalidade.

Precisa de mais alguma orientação sobre este tema? Deixe o seu comentário ou entre em contato com o nosso time de especialistas, será um prazer orientá-lo! Fale conosco através dos telefones (11) 3032-2020/ 3032-2293 / 3032-2297 / 3032-2796 ou pelo Whatsapp.

Compartilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat