Cidadania Portuguesa através do sobrenome. Mitos e Verdades.

image description

Cidadania Portuguesa através do sobrenome. Mitos e Verdades.

A cidadania portuguesa é bem útil para brasileiros que possuam parentes portugueses ou cônjuges/companheiros, pois garante diversos benefícios como se portugueses fossem.

Mas é possível a cidadania portuguesa através do sobrenome? Confira.

Cidadania portuguesa através do sobrenome. Mitos e verdades 

A lei de Nacionalidade, que regulamenta a matéria de cidadanias, sofreu algumas alterações nos últimos anos. Uma delas foi a inclusão do neto como detentor do direito à nacionalidade portuguesa por atribuição e não mais por naturalização. 

Sendo assim, o sobrenome não dá o direito à cidadania. É preciso que tenha, ao menos, um avô ou bisavô português para realizar o requerimento. Não é necessário que o mesmo esteja vivo, porém, os documentos originais devem ser fotocopiados para serem anexados ao pedido, sob pena de indeferimento.

Portanto, a cidadania portuguesa através do sobrenome é um mito.

Por outro lado, existem outras hipóteses para realizar o requerimento. Pode ser por motivo e ascendentes portugueses ou casamento/união estável, não sendo necessário o mesmo sobrenome para solicitar a nacionalidade portuguesa.

Caso você queira saber mais sobre processos, vantagens, quem tem direito à cidadania portuguesa e muito mais, visite nossa página, temos conteúdos exclusivos para você realizar o sonho de obter o passaporte europeu.

Precisa de mais alguma orientação sobre Cidadania Portuguesa? Deixe o seu comentário ou entre em contato com o nosso time de especialistas, será um prazer orientá-lo! Fale conosco através dos telefones (11) 3032-2020/ 3032-2293 / 3032-2297 / 3032-2796 ou pelo Whatsapp.

Deixe comentário