Quanto tempo demora para conseguir cidadania portuguesa?

image description

Quanto tempo demora para conseguir cidadania portuguesa?

Essa é uma questão muito comum, já que quase todo mundo quer sua cidadania o mais rápido possível… Porém, a resposta vai depender de alguns fatores importantes, como a forma que o processo foi iniciado, em qual consulado foi feito o pedido ou se foi solicitado pelo correio. Se o processo foi feito com um advogado especializado, ele sim poderá dar uma estimativa de prazo.

Depois de iniciado o processo, não há como realizar o acompanhamento de forma detalhada e eficiente mesmo que por internet e telefone, já que os atendentes de Portugal respondem sempre de forma genérica, sem realmente consultar os processos que na maior parte do tempo ficam parados aguardando resposta de ofícios ou esperando a sua vez de ser analisado.

Se a demanda de pedidos para a nacionalidade portuguesa não fosse tão alta, o prazo para concluir o processo seria de até uma semana, porém, são milhares de processos a serem analisados diariamente, o que gera uma demora fora do comum.

Para os filhos de portugueses, o prazo é em média de 3 a 5 meses, entretanto, se o indivíduo for menor de idade, o processo é concluído até 30 dias. Para os netos ou cônjuges de português, esse prazo será de no mínimo 12 meses.

Os cidadãos estrangeiros que já residem em Portugal há pelo menos 6 anos, têm seus processos de naturalização concluídos aproximadamente em 6 meses.

Vale ressaltar que os prazos podem ser maiores se os processos são feitos nos Consulados Portugueses, então é aconselhável realizar esse procedimento nas próprias conservatórias, em Portugal.

Dúvidas sobre Cidadania Portuguesa? Deixe o seu comentário ou entre em contato com o nosso time de especialistas, será um prazer orientá-lo!

Fale conosco através dos telefones (11) 3032-2020/ 3032-2293 / 3032-2297 / 3032-2796 ou pelo Whatsapp (11) 99645-3995.