Minha certidão está errada! Isso interfere na solicitação da cidadania portuguesa?

image description

Minha certidão está errada! Isso interfere na solicitação da cidadania portuguesa?

Sim, interfere! Para adquirir a cidadania portuguesa é necessário que todos os documentos sejam apresentadas de forma totalmente correta. Anos atrás, quando os portugueses se mudavam para o Brasil, raramente levavam os documentos adequados.

O passaporte tinha validade por pouco tempo, e não era comum que as pessoas portassem as certidões de nascimento, o que gerou diversos erros nas documentações como nomes de pais, data e o local do próprio nascimento da pessoa poderiam ser registrados com erro no dia do nascimento ou do casamento de seus filhos. Isso geralmente acontecia por desconhecimento dos dados corretos da parte do interessado ou por descuido do próprio escrivão responsável.

Se você apresenta documentações com qualquer tipo de erro, o consulado exige que seja tudo retificado, e isso pode ser feito de duas formas: por cartórios ou judicialmente.

Em setembro de 2017 foi aprovada a 13.484/2017 que facilita a retificação dos registros de cartório, possibilitando a modificação de certidões a fim de corrigir erros materiais ou em cidades, nomes ou sobrenomes, dependendo da situação. Esse procedimento que não necessita de autorização judicial, é considerado mais rápido, variando de 1 a três meses.

Dúvidas sobre Cidadania Portuguesa? Deixe o seu comentário ou entre em contato com o nosso time de especialistas, será um prazer orientá-lo!

Fale conosco através dos telefones (11) 3032-2020/ 3032-2293 / 3032-2297 / 3032-2796 ou pelo Whatsapp (11) 99645-3995.