Dicas para saber se tenho direito à Cidadania Portuguesa.

image description

Dicas para saber se tenho direito à Cidadania Portuguesa.

Se você não sabe qual é o seu grau de descendência portuguesa nós preparamos um conteúdo para te ajudar a saber se tem direito à Nacionalidade Portuguesa.

  1. O primeiro passo é conversar com os entes mais velhos da sua família para descobrir se alguém nasceu em Portugal ou sabe alguma informação valiosa. É necessário ressaltar que somente com o sobrenome do parente é impossível sabermos se tem direito à nacionalidade portuguesa. Por isso a conversa com os familiares é tão importante para as buscas da origem.
  2. A nacionalidade portuguesa não é como a nacionalidade italiana que não tem limite de geração. Em Portugal somente filhos e netos têm direito a requerer a nacionalidade portuguesa. O bisneto também possui direito, mas somente terá se o neto estiver vivo.
  3. Os seus pais ou avós que são descendentes dos Portugueses são vivos? Se ambos estão falecidos, então a sua família não tem mais direito à Nacionalidade Portuguesa.

Porém se os pais ou avós ainda estão vivos, a sua família terá direito, sem problema algum, podendo transmitir o direito a dupla nacionalidade adiante.

E se a minha família não souber nenhuma informação? Como faço?

Através das certidões brasileiras é possível descobrir se você tem direito, pois nelas ficam registradas datas de nascimento, casamento, óbito, nome completo, local de nascimento, enfim, as informações necessárias para localizar em Portugal, o assento de nascimento do português. Recomenda-se que peça no cartório a certidão em inteiro teor digitada.

Dúvidas sobre Cidadania Portuguesa? Deixe o seu comentário ou entre em contato com o nosso time de especialistas, será um prazer orientá-lo!

Fale conosco através dos telefones (11) 3032-2020/ 3032-2293 / 3032-2297 / 3032-2796 ou pelo Whatsapp encurtador.com.br/tIX24.