Blog

blog3

Atualização das grafias nos sobrenomes exigem a retificação na documentação?

Você sabia que um simples erro pode impedir a sua tão sonhada Cidadania Portuguesa? Exatamente… O termo “cair em exigência” significa que o Governo Português encontrou um “erro” em sua documentação e é necessária a correção.

Nomes e datas eram comumente trocados e/ou alterados nas certidões dos portugueses que vinham ao Brasil, e isso, pode refletir nas documentações para dos descentes.

Primeiramente é necessário realizar uma análise minuciosa de todas as informações, confrontando as certidões brasileiras com o assento de nascimento do português. Os detalhes que precisam ser verificados são:

  • nome do português;
  • data de nascimento;
  • idade;
  • nome dos pais;
  • local de nascimento;
  • naturalidade ou nacionalidade.

Se todas as informações estiverem em conformidade, ótimo! E então, leve em consideração que algumas divergências são apenas atualizações de grafia nos sobrenomes, que são bem comuns e não necessitam de retificação, como regra.

Outra situação bastante corriqueira é quando o sobrenome acompanha o gênero da pessoa, como “Ribeiro” para os homens e “Ribeira” para as meninas, por exemplo.

Portugal está cada vez mais exigente com os documentos, por isso é essencial ser bastante cuidadoso na análise dos documentos, evitando possíveis equívocos.

Dúvidas sobre Cidadania Portuguesa? Deixe o seu comentário ou entre em contato com o nosso time de especialistas, será um prazer orientá-lo!

Fale conosco através dos telefones (11) 3032-2020/ 3032-2293 / 3032-2297 / 3032-2796 ou pelo Whatsapp encurtador.com.br/tIX24.

Compartilhar Post

Open chat