Blog

Cidadania portuguesa, vale a pena?

Nos tempos atuais verificamos que tem surgido um interesse maior dos brasileiros a respeito da possibilidade de tirar a cidadania Portuguesa, seja por uma questão de viagem, mudança de vida e busca de novas oportunidades em Portugal ou até mesmo por uma questão de foro íntimo.

A esperança de encontrar uma qualidade de vida melhor com o custo mais baixo em relação ao Brasil, tem despertado o interesse de muitos Brasileiro. Além da questão de infraestrutura, segurança, políticas públicas, universidades e atendimento público, que são superiores aos dos países subdesenvolvidos.

Mas como saber se tenho direito a tirar a cidadania Portuguesa? Quais os possíveis benefícios em tirar a cidadania? Quais os documentos necessários? Como funciona o procedimento?

Todos esses questionamentos serão abordados no presente artigo, de forma a demonstrar as vantagens de ter a cidadania Portuguesa.

Existem muitos brasileiros com direito à nacionalidade portuguesa que sequer tem ideia dessa possibilidade. Tais pessoas englobam desde bisnetos até filhos de imigrantes portugueses que vieram para o Brasil.

A Lei de Portugal entende que todos os descendentes de Portugueses, seja por ser filho de pai ou mãe portuguesa, poderão requerer a cidadania Portuguesa, manifestando sua vontade de se tornar cidadão português.

Para tanto, a pessoa deverá reunir todos os documentos e informações sobre o histórico da família, indicando a linha sucessória até a origem em Portugal. Buscando certidões de nascimento e casamento das pessoas da linha sucessória.  O procedimento poderá demorar caso haja a necessidade de realizar uma busca de certidões nos cartórios, igrejas e órgãos públicos em Portugal.

Conforme já mencionado no presente artigo, a cidadania Portuguesa poderá te proporcionar uma nova oportunidade de vida na Europa. Além da cidadania portuguesa, a pessoa se tornará cidadão europeu e poderá ter livre acesso a todos os países da União Europeia.

Outro ponto importante relaciona-se a qualidade de vida, considerando a boa distribuição de renda e a mobilidade favorecem que todos os cidadãos se desloquem com maior facilidade.

Existem gigantes malhas ferroviárias, companhias aéreas acessíveis, transporte coletivo, aplicativos de carona e ainda o aluguel de carros a um custo bem baixo, que fazem do sonho de viajar pela Europa uma realidade para qualquer cidadão.

Não podemos esquecer também sobre as oportunidades de estudos, cursos e outros tipos de serviço, que certamente terão qualidade e por um custo menor.

Enfim, a cidadania proporcionará uma nova oportunidade e uma esperança de uma nova vida, novas oportunidades e novos contatos culturais.

Por Ricardo Marquezini, advogado da Cavallaro e Michelman Advogados Associados.

Compartilhar Post

Open chat